O ECODESIGN NA DECATHLON  

As equipas da Decathlon estão empenhadas em desenvolver projetos de produção que respeitem o meio ambiente e preservem o Planeta: o nosso terreno de jogo.
Uma das soluções desenvolvidas para esse efeito é o ecodesign.

O ecodesign promove a integração do meio ambiente na concepção dos produtos. Estes são projectados ou redefinidos, mantendo (e melhorando) as próprias qualidades e o mesmo desempenho das suas funções de usabilidade. Para que um produto seja classificado de  “ecodesign”, deve obedecer a pelo menos um desses critérios:

+20% em peso do produto deve ser feito em material reciclado
70% do peso do produto de algodão deve vir da agricultura biológica
+ 20% em peso do produto deve ser em material renovável (linho, lyocell, madeira certificada, lã de merino, bioplástico)
Ausência de PVC
Ausência de Chumbo

PORQUÊ O ECODESIGN ?

O sentido da Decathlon é tornar acessível os prazeres e os benefícios do desporto ao maior número de pessoas, de forma sustentável. Para tal, a Decathlon integra o ecodesign no desenvolvimento dos seus produtos.
As mudanças climáticas, o esgotamento dos recursos naturais  e a poluição do solo e da água fazem com que nossas equipas pensem de forma diferente sobre o design dos nossos produtos. Deste modo, e  hoje em dia, o ecodesign está presente em mais de 400 produtos disponíveis nas nossas lojas e no nosso site.
O objectivo da Decathlon é que 100% dos nossos produtos tenham uma abordagem de ecodesign.

MAIS CONCRETAMENTE?

Existem várias formas de desenvolver ecologicamente um produto. Pode-se, por exemplo, atuar sobre o material do produto ou sobre as etapas de fabricação.
Aqui estão duas abordagens para o ecodesign em dois tópicos muito importantes nos nossos produtos: algodão e poliéster.

ALGODÃO

Para contribuir para a redução dos impactos ambientais da produção convencional de algodão e na melhoria das condições sociais, as equipas da Decathlon estão comprometidas em obter matérias primas através de fontes sustentáveis:

  • Algodão da agricultura biológica;
  • Algodão reciclado;
  • “Better Cotton Initiative” (BCI); 

POLIÉSTER

A Decathlon tomou a decisão de que, até ao final de 2021, todos os produtos têxteis vendidos serão feitos de poliéster 100% mais sustentável, provenientes de três fontes:

  • Poliéster reciclado;
  • Poliéster virgem tingido na massa;
  • Poliéster reciclado tingido na massa.

EXEMPLOS DE PRODUTOS ECODESENHADOS

A ETIQUETAGEM AMBIENTAL

A Decathlon está comprometida. Hoje, a Decathlon está comprometida em fornecer informações aos seus clientes para poderem tomar decisões de compra responsáveis. O objetivo da etiquetagem ambiental é dar aos clientes a oportunidade de comparar o impacto ambiental de vários produtos da mesma família (por exemplo, a família de t-shirts).

O QUE É A ETIQUETAGEM AMBIENTAL ?

A etiquetagem ambiental é a classificação sistemática do impacto ambiental de bens ou serviços.
Na Decathlon fornecemos aos nossos produtos uma pontuação de A a E que reflete o impacto sobre o meio ambiente em comparação com artigos comparáveis. Desta forma, a classificação A é a melhor pontuação no grupo de produtos, enquanto que a E corresponde à pior pontuação.

Este sistema de classificação, já presente nos eletrodomésticos, está agora implantado nas nossas gamas com o objetivo de disponibilizar uma visão clara do seu impacto. Essa avaliação é feita ao longo de todo o ciclo de vida do produto, ou seja, desde o momento em que pensamos sobre a sua concepção, depois na sua produção, posteriormente no seu uso e finalmente no fim de vida do produto.

PORQUÊ A ETIQUETAGEM AMBIENTAL?

O sentido da Decathlon é tornar acessível os prazeres e os benefícios do desporto ao maior número de pessoas, de forma sustentável. Com a etiquetagem ambiental, deixamos claro quais são os produtos menos prejudiciais ao meio ambiente. Assim, incentivamos os nossos designers e engenheiros de produto a projetar produtos mais sustentáveis ​​e oferecemos aos consumidores a possibilidade de consumir mais conscientemente.

MAIS CONCRETAMENTE?

Para avaliar os nossos produtos realizamos um projeto que envolve o Ministério Francês da Transição Ecológica e Inclusiva e utilizamos a base de dados pública “Base IMPACTS®”, fornecida pela ADEME (Agência Francesa de Gestão do Ambiente e Energia); esta permite calcular o impacto ambiental dos nossos produtos em critérios precisos e objetivos (aquecimento global, esgotamento de recursos e libertações para a água e o ar).

A, B, C, D ou E

A etiqueta consiste num símbolo azul com uma classificação de A a E. Os clientes podem usar essas classificações para comparar produtos e escolher os mais ecológicos. Um produto da marca A é, portanto, o melhor da sua classe em termos de impacto ambiental, assim como uma máquina de lavar roupa ou um carro da marca A é o melhor numa categoria comparável.

As nossas equipas de design avaliam esses critérios a partir da redação das especificidades e tecnicidade do produto, ou seja, desde o seu nascimento, e atribui-lhe uma classificação: A, B, C, D ou E. Poderá encontrar essa nota na informação dos nossos produtos em loja, e no nosso site, diretamente na página do produto.
Hoje, mais de 3000 produtos já têm a sua etiquetagem ambiental!