Uma década de liderança
Benefícios para clientes e colaboradores
Há mais de 10 anos que a Decathlon é pioneira numa tecnologia específica que procura beneficiar os seus clientes e colaboradores: o RFID (identificação por radiofrequência). Esta tecnologia permitiu-nos aumentar a disponibilidade dos artigos em loja, acelerar e facilitar as compras e melhorar a segurança dos produtos.
RFID
Uma tecnologia altamente vantajosa e universalmente benéfica

Uma inovação que beneficie as pessoas, geralmente, começa sempre com os objetos mais simples: neste caso, um “autocolante” revolucionário - pequeno, retangular e com um chip eletrónico integrado - chamada de etiqueta RFID.

Mas como funciona?

O princípio por trás deste chip é direto: ele é alimentado por um leitor especial de modo a que se possa comunicar e fornecer o seu próprio identificador exclusivo. As etiquetas podem ler-se até à distância de um metro em centésimos de segundo, e até mesmo entre caixas elas são reconhecidas.

“A experiência dos nossos clientes deve ser única. Na loja, os nossos produtos estão disponíveis e a passagem em caixa é mais rápida e eficiente. Livres das tarefas mais demoradas, os nossos colaboradores podem concentrar-se em atender, aconselhar e ajudar os nossos clientes e utilizadores desportivos.”
Hervé D'Halluin, diretor do projeto RFID.
Quais os benefícios para nossos clientes?
1. Uma maior segurança do produto - o chip RFID também atua como sistema anti-roubo;
2. Serviço pós-venda muito mais eficiente;
3. Processo de compra mais rápido e direto - RFID em todas as lojas Decathlon;
4. Produtos sempre disponíveis e vendidos ao melhor preço possível.
E para os nossos colaboradores e parceiros, quais são os benefícios?

Para os fabricantes: facilita o controlo e a rastreabilidade da produção, permitindo uma melhor gestão do tempo de produção, dos materiais residuais e dos envios.

Para os armazéns logísticos: facilita as inspeções e controlos - mais rápidos, mais diretos e mais eficientes.

Para as lojas: facilita o serviço ao cliente e permite aos colaboradores concentrarem-se e focarem-se no atendimento, aconselhamento e assistência ao cliente.

RFID na Decathlon: 10 anos de progresso contínuo
2008

Em França iniciam-se os testes à tecnologia.

2011

Os testes estendem-se a 9 lojas e 9 armazéns por toda a Europa.

2013

A Decathlon torna-se a primeira empresa a incorporar a etiquetagem na fase de produção dos artigos.

2016

O projeto RFID na Decathlon é reconhecido como um dos mais extensivos na indústria do retalho.

2019

100% dos produtos Decathlon são etiquetados com a tecnologia RFID na fase de produção.

2021

O registo e pagamento de produtos passa a ser possível em qualquer lugar e momento, dentro e fora das nossas lojas, com recurso a um smartphone um leitor RFID.

2008: Lançamento dos primeiros testes em França;

2011: Testes em 9 lojas e 9 armazéns logísticos por toda a Europa;

2013: Decathlon é a primeira empresa a incorporar etiquetas na fase de fabrico dos produtos;

2016: O projeto RFID da Decathlon é reconhecido como um dos melhores do setor do retalho;

2019: Todos os produtos passam a ter uma etiqueta RFID logo a partir da sua produção;

2021: O checkout pode ser feito em qualquer lugar, tanto dentro como fora da loja, e sem necessidade de manipulação dos produtos. O colaborador tem consigo um smartphone, um leitor de cartões de pagamento e um leitor RFID; ele lê (através do scan) as etiquetas RFID existentes nos produtos que o cliente tem e aceita o pagamento através de cartão sem contacto/contactless.

1

Indústria:

  • Etiquetagem dos produtos;
  • Controlo de envios.

2

Lojas:

  • Inventário;
  • POS;
  • Anti-roubos;
  • Interatividade com a prática desportiva.

3

Armazém logístico:

  • Controlo de receção;
  • Inventário;
  • Controlo de envios;
  • Preparação de pedidos;
  • RFID;
  • Configuração de segurança.

O amanhã: Decathlon continua a avançar em todas as áreas

A Decathlon pretende ultrapassar ainda mais os limites no que diz respeito ao aprimorar dos dados vinculados aos produtos. A tecnologia RFID significa uma melhor rastreabilidade e, ao mesmo tempo, facilita o acesso ao conteúdo digital, sendo também uma ferramenta importante para atingir as metas de desenvolvimento sustentável estabelecidas e propostas pela empresa. O RFID pode tornar a economia circular mais eficiente, promovendo uma maior compreensão da pegada ecológica dos produtos e, ainda, facilitar a reciclagem devido ao fácil acesso aos dados de composição dos produtos.

Depois de dez anos de inovação e esforço, o RFID está agora totalmente integrado nas operações da empresa. É um projeto mundialmente reconhecido e esta tecnologia permite que a Decathlon aperfeiçoe as suas conquistas dia após dia, abrindo a possibilidade de explorar novas experiências em qualquer parte do mundo, tanto para clientes como colaboradores.

Os desenvolvimentos locais podem contribuir para um projeto global, sob a alçada da Decathlon Internacional: o grupo está comprometido em reduzir a sua pegada de carbono e por isso estão a ser estudadas variadas estratégias, inovadoras e exclusivas, cujo objetivo é tornar o RFID num componente-chave para a melhoria da reciclabilidade e da hipótese de dar aos nossos produtos uma segunda vida.

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