O ECO-DESIGN NA DECATHLON  

As equipas da Decathlon estão empenhadas em desenvolver projetos de produção que respeitem o meio ambiente e preservem o planeta: o nosso terreno de jogo. Uma das soluções desenvolvidas para esse efeito, é o ecodesign.

O ecodesign promove a integração do meio ambiente na concepção dos produtos. Estes são projectados ou redefinidos, mantendo (e melhorando) as suas próprias qualidades e o mesmo desempenho das suas funções de usabilidade. Para que um produto tenha classificação de  “ecodesign”, deve obedecer a pelo menos um desses critérios:

+20% em peso do produto deve ser feito em material reciclado
70% do peso do produto de algodão deve vir da agricultura biológica
+ 20% em peso do produto deve ser em material renovável (linho, lyocell, madeira certificada, lã de merino, bioplástico)
Ausência de PVC
Ausência de Chumbo

PORQUÊ O ECO-DESIGN ?

O sentido da Decathlon é tornar acessível os prazeres e os benefícios do desporto ao maior número de pessoas de forma sustentável. Para tal a Decathlon integra o ecodesign no desenvolvimento dos seus produtos. As mudanças climáticas, o esgotamento dos recursos naturais  e a poluição do solo e da água fazem com que nossas equipas pensem de forma diferente sobre o design de nossos produtos. Deste modo hoje, o ecodesign está presente em mais de 400 disponíveis nas nossas lojas e no nosso site. O objectivo da Decathlon é que 100% dos nossos produtos tenham uma abordagem de ecodesign.

MAIS CONCRETAMENTE?

Existem várias formas de desenvolver ecologicamente um produto. Pode-se, por exemplo, actuar sobre o material do produto ou sobre as etapas de fabricação. Aqui estão duas abordagens para o ecodesign em dois tópicos muito importantes nos nossos produtos: algodão e poliéster.

ALGODÃO

Para contribuir na redução dos impactos ambientais da produção convencional de algodão e na melhoria das condições sociais, as equipas da DECATHLON estão comprometidas em obter matérias primas através de fontes sustentáveis:

  • Algodão da agricultura biológica;
  • Algodão reciclado;
  • “Better Cotton Initiative” (BCI); 

POLIÉSTER

A Decathlon tomou a decisão de até o final de 2021, todos os produtos têxteis vendidos serão feitos de poliéster 100% mais sustentável, provenientes de três fontes:

  • Poliéster reciclado
  • Poliéster virgem tingido na massa
  • Poliéster reciclado tingido na massa

EXEMPLOS DE PRODUTOS ECO-DESENHADOS

A ETIQUETAGEM AMBIENTAL

A DECATHLON ESTÁ COMPROMETIDA. Hoje, a DECATHLON está comprometida em fornecer informações aos seus clientes para para poderem tomar decisões de compra responsáveis. O objetivo da etiquetagem ambiental é dar a oportunidade aos clientes de comparar o impacto ambiental de vários produtos da mesma família (por exemplo, a família de t-shirts).

O QUE É A ETIQUETAGEM AMBIENTAL ?

A etiquetagem ambiental é a classificação sistemática do impacto ambiental de bens ou serviços. Na Decathlon, fornecemos aos nossos produtos uma pontuação de A a E que reflete o impacto sobre o meio ambiente em comparação com artigos comparáveis. A é a melhor pontuação no grupo de produtos, E é a pior pontuação.

Este sistema de classificação, já presente nos eletrodomésticos, está agora implantado nas nossas gamas,  com o objectivo de disponibilizar uma visão clara do seu impacto. Essa avaliação é feita ao longo de todo o ciclo de vida do produto: ou seja, desde o momento em que pensamos sobre a sua concepção, depois na sua produção, posteriormente no seu uso e finalmente no fim de vida do produto.

PORQUÊ A ETIQUETAGEM AMBIENTAL?

O sentido da Decathlon é tornar acessível os prazeres e os benefícios do desporto ao maior número de pessoas de forma sustentável. Com a etiquetagem ambiental, deixamos claro quais são os produtos menos prejudiciais ao meio ambiente. Desta forma, incentivamos os nossos designers e engenheiros de produto a projetar produtos mais sustentáveis ​​e oferecemos aos consumidores a possibilidade de consumir mais conscientemente.

MAIS CONCRETAMENTE?

Para avaliar nossos produtos, realizamos um projecto envolvendo o Ministério Francês da Transição Ecológica e Inclusiva e utilizamos a base de dados pública “Base IMPACTS®” fornecida pela ADEME (Agência Francesa de Gestão do Ambiente e Energia). Esta permite calcular o impacto ambiental dos nossos produtos em critérios precisos e objetivos (aquecimento global, esgotamento de recursos e liberações para água e ar).

A B C D ou E

A etiqueta consiste num símbolo azul e uma classificação de A a E. Os clientes podem usar essas classificações para comparar produtos e escolher os mais ecológicos. Um produto da marca A é, portanto, o melhor da sua classe em termos de impacto ambiental, assim como uma máquina de lavar roupa ou um carro da marca A é o melhor em uma categoria comparável.

As nossas equipas de design avaliam esses critérios a partir da redação das especificidades e tecnicidade do produto, ou seja, desde o seu nascimento, e atribui uma nota: A, B, C, D ou E. Poderá encontrar essa nota na informação dos nossos produtos em loja, e no nosso site, diretamente na página do produto.  Hoje, mais de 3.000 produtos já têm a sua etiquetagem ambiental.